segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Trabalho de historia:Cultura indigena

Apresentação

Estamos fazendo o trabalho de historia sobre A cultura indigena
Nosso grupo aulicos são de 4 alunos são o Soluê,Eu,Kassandra e Thais
Nos trabalhamos ja bastante coisas eu estou pesquisando sobre a alimentação indigena achei bem lega pesquisa sobre isso porque podemos saber mais sobre como eles se alimentão.
A Thais pesquiso :sobre a dança deles tambem bem interessante trabalha sobre isso.
O Soluê pesquisou :sobre
A Kassandra pesquisou sobre :A origem deles.
É agora é so espera a nota!...
PDF Imprimir E-mail


"Arrancaram nossos frutos, cortaram nossos ramos, queimaram nossos troncos, mas as nossas raízes não poderão matar!" (Hino da Campanha Continental Indígena, Negra e Popular)

Os alunos do CEFLO tiveram a oportunidade de ouvir e conhecer neste dia um pouco sobre os costumes e as tradições indígenas.

Um grupo de índios FULNI-Ô - um dos mais tradicionais do nordeste - levou aos alunos, professores e servidores a sua música, a sua dança, o seu artesanato e a sua mensagem.

Os índios da tribo FULNI-Ô, que vivem no estado de Pernambuco, no município de Águas Belas, trouxeram suas indumentárias e usaram pinturas próprias de sua tribo. Guerreiros, guerreiras e curumins aproveitaram esse espaço para divulgar as riquezas da cultura indígena.

Essa ação buscou resgatar valores da nossa história e o respeito à diversidade.

Trabalho de historia:Cultura indigena

O Sagrado na Dança Ritual Indígena Brasileira: Bororo, um estudo de caso


Na história da religião, nem sempre a dança foi considerada elemento de expressão do sagrado. O objetivo dessa pesquisa é compreender a importância da dança nos rituais sagrados de uma cultura indígena. O povo Bororo, sociedade indígena encontrada em Mato Grosso, foi selecionado especificamente para compor o estudo de caso. Assim, são abordados dados gerais sobre a vida, os costumes e a religiosidade dessa etnia. O estudo mostra breve panorama da religião e do ritual sagrado Bororo e, principalmente, descreve esses rituais e suas respectivas danças. Foi realizada ainda uma investigação sobre a centralidade do corpo nessa cultura por meio do estudo da indumentária, ornamentos, pinturas e marcas de caráter provisório ou permanente.